domingo, 26 de fevereiro de 2017

dicas de fotografias para iniciantes

1. Enquadramento

Ao fotografar pessoas, um dos erros mais básicos é colocar a cabeça do fotografado no centro da imagem, deixando um vazio acima dela. Isso gera o inconveniente de deixar de mostrar uma parte maior da pessoa e criar uma área inútil na foto. Ou, também, colocar-se muito distante da pessoa resulta numa foto cheia de nada com uma pessoinha no meio. Se o assunto da imagem é o fotografado, ele deve predominar sobre qualquer outra coisa, portanto aproxime-se bem dele e faça o alto de sua cabeça beirar a borda superior da foto.
  • 2. Pra quê flash?

    Há situações em que ele pode atrapalhar mais do que ajudar, pois uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usá-lo corretamente.
    A primeira coisa a se ter em mente é o alcance do flash de sua câmera e a necessidade de respeitar esse limite. O manual da máquina informa a que distância máxima você pode ficar do assunto sem correr o risco de a foto sair escura. Perto demais também não pode, pois a foto pode sair "queimada".
    Um bom exemplo de mau uso do flash são eventos como shows e outros. Normalmente esses locais já são suficientemente iluminados para dispensar o flash, como quando há pessoas no palco. Se você estiver no meio de uma plateia, usar flash só fará iluminar a cabeça das pessoas à sua frente e poderá deixar todo o resto escuro. O mesmo vale para eventos noturnos ao ar livre, estádios, etc.
  • 3. Cadê o flash?

    Engana-se quem pensa que só se usa flash em ambientes escuros. À luz do dia ele pode salvar uma foto quando houver contraluz (luz por trás do objeto)Ligue o flash para compensar essa luz em sentido contrário ou a foto mostrará apenas a silhueta da pessoa.
  • 4. Atenção ao fundo

    A escolha do que aparece em segundo plano é tão importante quanto a do que aparece em primeiro. Se sua intenção é destacar o assunto da foto, evite fundos que roubem atenção dele, como cores vibrantes, linhas e outros objetos que possam interferir ou tirar a atenção do assunto. Se sua câmera tiver zoom, você pode aplicar um zoom no assunto de modo a desfocar o resto.
  • 5. Fazer curso ou não fazer curso? Eis a questão

    Eu não seria tolo o bastante para desaconselhar fazer curso(s) de fotografia, mas, se minha experiência servir para alguma coisa, digo que isso não é imprescindível. Se um curso desses não cabe na sua agenda ou no seu bolso (ou em ambos), eis dois conselhos úteis:
    • Felizmente não estamos mais na era do filme fotográfico, portanto não tenha medo de errar. Aprenda com seus erros. Experimente. Um dos segredos da fotografia é a tentativa e erro. Até os profissionais erram e aprendem com isso.
    • Leia o manual de sua câmera de capa a capa para saber tudo de que ela é capaz, depois explore seus recursos e experimente todas as configurações possíveis. Isso lhe dará uma boa noção dos limites dela ? e dos seus também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário